História da Arte: Impressionismo. Texto e aula em formato podcast

    O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Os impressionistas eram artistas que buscavam capturar a sensação visual imediata da natureza e da vida cotidiana.

    Os impressionistas usavam técnicas como a pincelada solta e o uso intenso de cores para criar obras de arte que retratavam a luz e as cores da natureza de maneira vibrante e intensa. Eles frequentemente pintavam ao ar livre para capturar a luz natural e os efeitos atmosféricos que mudavam rapidamente.

   

    Alguns dos artistas mais conhecidos do movimento impressionista são Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Edgar Degas, Camille Pissarro e Berthe Morisot. Monet, em particular, é conhecido por suas séries de pinturas que retratam o mesmo objeto ou cena em diferentes momentos do dia ou em diferentes condições climáticas.

    

    O movimento impressionista teve um impacto significativo na arte ocidental, seus ideais de liberdade artística, a importância da luz e cor e a celebração da vida cotidiana influenciaram artistas em todo o mundo.


    O belíssimo movimento impressionista não foi bem recebido por algumas pessoas da época que acharam as obras de arte impressionistas pouco realistas, não entendiam que o objetivo dos impressionistas não era fazerem um trabalho realista, seu trabalho era novo, inovador e fascinante.

    

    O movimento impressionista continuou a crescer em popularidade e influência, e é considerado hoje um dos movimentos artísticos mais importantes da história.




#impressionismo #arte #art #impressionism #movimentoimpressionista #impressionism 

Comentários