A ESFINGE DO MERCADO DE ARTE


A tão conhecida imagem da esfinge, uma criatura mítica da antiguidade com corpo de leão e cabeça humana, acompanha o imaginário e as transformações artísticas no contexto social até hoje.

As duas mais famosas esfinges são a de Gizé no Egito, e a esfinge que fez a pergunta a Édipo no período da Grécia Antiga, mas são muitas as esfinges, e suas representações estão em vasos de cerâmica, estátuas, entradas de prédios, adornos em construções, pinturas, e em muitos outros lugares.

Segundo uma lenda grega, a esfinge era uma das filhas do terrível titã Tifão, e de Equidna, uma gigantesca criatura metade mulher, metade serpente. Os irmãos mais famosos da esfinge são Cérberos, o cão de três cabeças que guarda a entrada para o mundo de Hades, e a Quimera, que da cintura para baixo era uma serpente e da cintura para cima uma mulher, e foi morta por Belerofonte.

    A esfinge que fez a famosa pergunta a Édipo disse "Decifra-me ou te devorarei", uma pergunta que para muitos artistas o Mercado de Arte faz todos os dias. O Mercado de Arte é um mistério, um desafio como o desafio da esfinge, e os artistas buscam decifrar o grande mistério para não serem devorados pela esfinge do Mercado de Arte.


Comentários