Para os alunos da universidade

Queridos alunos,
 
Não se preocupem se os locais das visitas não puderem atender durante a semana ou no final de semana. Todas as organizações possuem dias e horários reservados para atender os professores, mas, nem sempre os dias coincidirão com os de nossas aulas.
 
Saibam que estarei sempre atento para que ninguém fique de fora, e se isso acontecer, vamos aproveitar as aulas para dividir com aqueles que não puderam estar conosco, todas as informações e ensinamentos recebidos no dia.
 
Muita paz
Professor José Augusto

Comentários

  1. Caro Prof Augusto e colegas da UNICOOC recentemente participei de uma palestra no CRDA(centro de referências em distúrbios de aprendizagem ) no qual me foi fornecido esse material sobre diferentes dificuldades em especial DISLEXIA , gostaria de compartilhar com vocês para que tivéssemos uma prévia do que veremos em nossa visita .
    grato
    Prof:Fábio
    unicooc curso (PNEE)

    DISLEXIA
    Maria Del Carmen Pereira Prada Holler
    Transtorno de leitura

    • RENDIMENTO EM LEITURA, VELOCIDADE OU COMPREENSÃO DE LEITURA SUBSTANCIALMENTE INFERIOR AO ESPERADO, CONSIDERANDO-SE:
    - QI MÉDIO OU ACIMA DA MÉDIA
    - ESCOLARIDADE PRÓPRIA DA IDADE DO INDIVÍDUO

    Leitura oral caracterizada por:

    - DISTORÇÕES
    - SUBSTITUIÇÕES
    - OMISSÕES.

    · TANTO A LEITURA EM VOZ ALTA QUANTO A SILENCIOSA, CARACTERIZA-SE POR LENTIDÃO E ERROS DE COMPREENSÃO.




    DISORTOGRAFIA

    Transtorno de expressão escrita

    * HABILIDADES DE ESCRITA ACENTUADAMENTE ABAIXO DO NÍVEL ESPERADO, CONSIDERANDO-SE:
    - QI MÉDIO OU ACIMA DA MÉDIA
    - ESCOLARIDADE PRÓPRIA DA IDADE DO INDIVÍDUO

    • Geralmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade do indivíduo de compor textos escritos, evidenciada por erros de gramática e pontuação dentro das frases, má organização dos parágrafos, múltiplos erros de ortografia e caligrafia ruim.

    • EM GERAL A DISORTOGRAFIA É ENCONTRADA EM COMBINAÇÃO COM QUADRO DE DISLEXIA E/OU DISCALCULIA, MAS PODE OCORRER ISOLADAMENTE.




    DISCALCULIA

    Transtorno de matemática

    • CONSISTE EM UMA CAPACIDADE PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS ACENTUADAMENTE ABAIXO DO ESPERADO, CONSIDERANDO-SE:
    - QI MÉDIO OU ACIMA DA MÉDIA
    - ESCOLARIDADE PRÓPRIA DA IDADE DO INDIVÍDUO

    * HABILIDADES QUE PODEM ESTAR COMPROMETIDAS:

    LINGUÍSTICAS: COMPREENDER OU NOMEAR TERMOS, OPERAÇÕES OU CONCEITOS MATEMÁTICOS E TRANSPOR PROBLEMAS ESCRITOS PARA SÍMBOLOS MATEMÁTICOS.

    PERCEPTIVAS: RECONHECER OU LER SÍMBOLOS NUMÉRICOS OU ARITMÉTICOS E AGRUPAR OBJETOS EM CONJUNTOS.


    ATENTIVAS: COPIAR CORRETAMENTE NÚMEROS OU CIFRAS, LEMBRAR DE SOMAR OS NÚMEROS “LEVADOS” E OBSERVAR OS SINAIS DAS OPERAÇÕES.

    MATEMÁTICAS: SEGUIR ETAPAS MATEMÁTICAS, CONTAR OBJETOS E APRENDER TABUADAS (MULTIPLICAÇÃO).

    * EM GERAL, A DISCALCULIA É ENCONTRADA EM COMBINAÇÃO COM QUADRO DE DISLEXIA E /OU DISORTOGRAFIA, MAS PODE OCORRER ISOLADAMENTE.









    TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

    PRINCIPAIS SINTOMAS DO TDAH


    DESATENÇÃO

    n DIFICULDADE EM PRESTAR ATENÇÃO A DETALHES OU ERRAR POR DESCUIDO EM ATIVIDADES ESCOLARES E PROFISSIONAIS;
    n DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO EM TAREFAS OU ATIVIDADES LÚDICAS;
    n PARECE NÃO ESCUTAR QUANDO LHE DIRIGEM A PALAVRA;
    n NÃO SEGUIR INSTRUÇÕES E NÃO TERMINAR TAREFAS ESCOLARES, DOMÉSTICAS OU DEVERES PROFISSIONAIS;
    n DIFICULDADE EM ORGANIZAR TAREFAS E ATIVIDADES;


    n EVITAR OU RELUTAR EM ENVOLVER-SE EM TAREFAS QUE EXIJAM ESFORÇO MENTAL CONSTANTE;
    n PERDER COISAS NECESSÁRIAS PARA TAREFAS E/OU ATIVIDADES;
    n SER FACILMENTE DISTRAÍDO POR ESTÍMULOS ALHEIOS À TAREFA;
    n APRESENTAR ESQUECIMENTOS EM ATIVIDADES DIÁRIAS.


    HIPERATIVIDADE

    n AGITAR AS MÃOS, PÉS OU MEXER-SE NA CADEIRA;
    n ABANDONAR A CADEIRA EM SALA DE AULA OU EM OUTRAS SITUAÇÕES NAS QUAIS SE ESPERA QUE PERMANEÇA SENTADO;
    n CORRER OU ESCALAR EM DEMASIA EM SITUAÇÕES NAS QUAIS ISTO NÃO É APROPRIADO;
    n DIFICULDADE EM BRINCAR OU ENVOLVER-SE SILENCIOSA

    n MENTE EM ATIVIDADES DE LAZER;
    n ESTAR FREQÜENTEMENTE “A MIL” OU MUITAS VEZES AGIR COMO SE ESTIVESSE “A TODO VAPOR”;
    n FALAR EM DEMASIA.

    IMPULSIVIDADE

    n FREQÜENTEMENTE DAR RESPOSTAS PRECIPITADAS ANTES DAS PERGUNTAS TEREM SIDO CONCLUÍDAS;
    n APRESENTAR CONSTANTE DIFICULDADE EM ESPERAR SUA VEZ;
    n FREQÜENTEMENTE INTERROMPER OU SE METER EM ASSUNTOS DE OUTROS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário