Queridos alunos,
Não se preocupem se os locais das visitas não puderem atender durante a semana ou no final de semana. Todas as organizações possuem dias e horários reservados para atender os professores, mas, nem sempre os dias coincidirão com os de nossas aulas.
Saibam que estarei sempre atento para que ninguém fique de fora, e se isso acontecer, vamos aproveitar as aulas para dividir com aqueles que não puderam estar conosco, todas as informações e ensinamentos recebidos no dia.
Muita paz
Professor José Augusto
Caro Prof Augusto e colegas da UNICOOC recentemente participei de uma palestra no CRDA(centro de referências em distúrbios de aprendizagem ) no qual me foi fornecido esse material sobre diferentes dificuldades em especial DISLEXIA , gostaria de compartilhar com vocês para que tivéssemos uma prévia do que veremos em nossa visita .
ResponderExcluirgrato
Prof:Fábio
unicooc curso (PNEE)
DISLEXIA
Maria Del Carmen Pereira Prada Holler
Transtorno de leitura
• RENDIMENTO EM LEITURA, VELOCIDADE OU COMPREENSÃO DE LEITURA SUBSTANCIALMENTE INFERIOR AO ESPERADO, CONSIDERANDO-SE:
- QI MÉDIO OU ACIMA DA MÉDIA
- ESCOLARIDADE PRÓPRIA DA IDADE DO INDIVÍDUO
Leitura oral caracterizada por:
- DISTORÇÕES
- SUBSTITUIÇÕES
- OMISSÕES.
· TANTO A LEITURA EM VOZ ALTA QUANTO A SILENCIOSA, CARACTERIZA-SE POR LENTIDÃO E ERROS DE COMPREENSÃO.
DISORTOGRAFIA
Transtorno de expressão escrita
* HABILIDADES DE ESCRITA ACENTUADAMENTE ABAIXO DO NÍVEL ESPERADO, CONSIDERANDO-SE:
- QI MÉDIO OU ACIMA DA MÉDIA
- ESCOLARIDADE PRÓPRIA DA IDADE DO INDIVÍDUO
• Geralmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade do indivíduo de compor textos escritos, evidenciada por erros de gramática e pontuação dentro das frases, má organização dos parágrafos, múltiplos erros de ortografia e caligrafia ruim.
• EM GERAL A DISORTOGRAFIA É ENCONTRADA EM COMBINAÇÃO COM QUADRO DE DISLEXIA E/OU DISCALCULIA, MAS PODE OCORRER ISOLADAMENTE.
DISCALCULIA
Transtorno de matemática
• CONSISTE EM UMA CAPACIDADE PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS ACENTUADAMENTE ABAIXO DO ESPERADO, CONSIDERANDO-SE:
- QI MÉDIO OU ACIMA DA MÉDIA
- ESCOLARIDADE PRÓPRIA DA IDADE DO INDIVÍDUO
* HABILIDADES QUE PODEM ESTAR COMPROMETIDAS:
LINGUÍSTICAS: COMPREENDER OU NOMEAR TERMOS, OPERAÇÕES OU CONCEITOS MATEMÁTICOS E TRANSPOR PROBLEMAS ESCRITOS PARA SÍMBOLOS MATEMÁTICOS.
PERCEPTIVAS: RECONHECER OU LER SÍMBOLOS NUMÉRICOS OU ARITMÉTICOS E AGRUPAR OBJETOS EM CONJUNTOS.
ATENTIVAS: COPIAR CORRETAMENTE NÚMEROS OU CIFRAS, LEMBRAR DE SOMAR OS NÚMEROS “LEVADOS” E OBSERVAR OS SINAIS DAS OPERAÇÕES.
MATEMÁTICAS: SEGUIR ETAPAS MATEMÁTICAS, CONTAR OBJETOS E APRENDER TABUADAS (MULTIPLICAÇÃO).
* EM GERAL, A DISCALCULIA É ENCONTRADA EM COMBINAÇÃO COM QUADRO DE DISLEXIA E /OU DISORTOGRAFIA, MAS PODE OCORRER ISOLADAMENTE.
TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
PRINCIPAIS SINTOMAS DO TDAH
DESATENÇÃO
n DIFICULDADE EM PRESTAR ATENÇÃO A DETALHES OU ERRAR POR DESCUIDO EM ATIVIDADES ESCOLARES E PROFISSIONAIS;
n DIFICULDADE EM MANTER A ATENÇÃO EM TAREFAS OU ATIVIDADES LÚDICAS;
n PARECE NÃO ESCUTAR QUANDO LHE DIRIGEM A PALAVRA;
n NÃO SEGUIR INSTRUÇÕES E NÃO TERMINAR TAREFAS ESCOLARES, DOMÉSTICAS OU DEVERES PROFISSIONAIS;
n DIFICULDADE EM ORGANIZAR TAREFAS E ATIVIDADES;
n EVITAR OU RELUTAR EM ENVOLVER-SE EM TAREFAS QUE EXIJAM ESFORÇO MENTAL CONSTANTE;
n PERDER COISAS NECESSÁRIAS PARA TAREFAS E/OU ATIVIDADES;
n SER FACILMENTE DISTRAÍDO POR ESTÍMULOS ALHEIOS À TAREFA;
n APRESENTAR ESQUECIMENTOS EM ATIVIDADES DIÁRIAS.
HIPERATIVIDADE
n AGITAR AS MÃOS, PÉS OU MEXER-SE NA CADEIRA;
n ABANDONAR A CADEIRA EM SALA DE AULA OU EM OUTRAS SITUAÇÕES NAS QUAIS SE ESPERA QUE PERMANEÇA SENTADO;
n CORRER OU ESCALAR EM DEMASIA EM SITUAÇÕES NAS QUAIS ISTO NÃO É APROPRIADO;
n DIFICULDADE EM BRINCAR OU ENVOLVER-SE SILENCIOSA
n MENTE EM ATIVIDADES DE LAZER;
n ESTAR FREQÜENTEMENTE “A MIL” OU MUITAS VEZES AGIR COMO SE ESTIVESSE “A TODO VAPOR”;
n FALAR EM DEMASIA.
IMPULSIVIDADE
n FREQÜENTEMENTE DAR RESPOSTAS PRECIPITADAS ANTES DAS PERGUNTAS TEREM SIDO CONCLUÍDAS;
n APRESENTAR CONSTANTE DIFICULDADE EM ESPERAR SUA VEZ;
n FREQÜENTEMENTE INTERROMPER OU SE METER EM ASSUNTOS DE OUTROS.